Portal de Dados do JBRJ
O Portal de Dados da Diretoria de Pesquisas do JBRJ centraliza o acesso, de forma aberta e gratuita, aos dados e informações sobre biodiversidade produzidos ou sob a guarda da instituição, para que todos possam encontrar e utilizar estes dados de forma fácil e rápida. Nele você encontra planilhas, teses, dissertações, artigos, livros e mapas, entre outras fontes de informação.
Acesse o Portal de Dados do JBRJ.
Rodriguésia
A Rodriguésia - Revista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um periódico científico trimestral que publica artigos científicos originais, de revisão, de opinião e notas científicas sobre diversas áreas da Biologia Vegetal, História da Botânica e sobre atividades ligadas a Jardins Botânicos.
Foi criada em 1935 e seu nome é uma homenagem a João Barbosa Rodrigues (1842-1909), naturalista que foi diretor do Jardim Botânico e cujos estudos abrangeram vários campos da ciência.
rodriguesia.jbrj.gov.br
Arquivos do Jardim Botânico
O periódico Archivos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi criado em 1915 pelo então diretor do Jardim Botânico, Antônio Pacheco Leão, com a finalidade principal de divulgar os estudos científicos realizados pelos cientistas e técnicos da instituição. Entre 1915 e 1933, foram publicados seis volumes; a partir de 1947, depois de um intervalo de 14 anos, publicaram-se mais 27 volumes, com o título já seguindo a nova ortografia. Em 1996 a publicação foi interrompida no volume 34 (parte 2).
Desde a sua criação, importantes botânicos divulgaram nesse periódico os resultados de suas pesquisas, em sua maioria estudos sobre a flora brasileira. O tema “sistemática de plantas” foi o mais freqüente. Entre os principais colaboradores, na primeira fase da publicação, destacam-se Alberto Loëfgren, Adolpho Ducke, João Geraldo Kuhlmann, Paulo Campos Porto e Fernando Rodrigues da Silveira. Seus estudos contribuíram particularmente para o avanço na taxonomia de famílias de elevada diversidade nos trópicos, tais como Cactaceae, Orchidaceae, Leguminosae e Eriocaulaceae e outras. Deve ser ressaltado o grande impacto da série iniciada por Adolpho Ducke, Plantes nouvelles ou peu connues de la région amazonienne, ainda hoje a mais expressiva contribuição para o conhecimento da flora amazônica depois da Flora Brasiliensis, de Martius.
Em volumes posteriores juntaram-se novos autores de grande relevância na botânica do Brasil, entre os quais Alexandre Curt Brade, Carlos Toledo Rizzini, Graziela Maciel Barroso e Edmundo Pereira com suas vastas contribuições em taxonomia, além de Fernando Romano Milanez, Armando de Mattos Filho e Paulo Agostinho de Matos Araújo na área de anatomia vegetal. Já em sua fase final, entre os anos 80 e 90, a revista foi o veículo princiopal de divulgação da produção científica de uma nova geração de botânicos envolvidos em estudos taxonômicos, anatômicos e fitogeográficos, formados, em sua maioria, sob a orientação de Brade, Graziela e Rizzini.
Ao longo dos seus 79 anos de existência, sobressaiu nos Arquivos a contribuição da comunidade científica nacional, embora vários botânicos estrangeiros tenham também divulgado artigos de elevada referência sobre plantas brasileiras. Em síntese, foram publicados 297 artigos de autoria de 139 botânicos e estudiosos de áreas afins, dentre os quais 115 brasileiros e 22 estrangeiros.
Hoje, depois de um hiato de 18 anos, consolidam-se os esforços para reativar a publicação, já no segundo semestre de 2012. A revista deverá ter como foco a publicação de textos revisionais e de textos oriundos de programas e projetos do corpo funcional do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e de seus parceiros, bem como a publicação de estudos de pesquisadores de outras instituições, tanto do Brasil como do exterior.
Em 1934, o Jardim Botânico ficou subordinado ao Instituto de Biologia Vegetal (IBV), entidade de pesquisa pura, responsável pelo lançamento do periódico científico Archivos do Instituto de Biologia Vegetal, que circulou de 1934 a 1938, que tinha como objetivo a publicação de trabalhos originais realizados por técnicos do instituto e cientistas externos à instituição.
V2, N1
V2, N2
V3, N1
V3, N2
V4, N1
Subordinado diretamente ao Serviço Florestal a partir de 1938, o Jardim Botânico iniciou a publicação de sua produção científica nos Arquivos do Serviço Florestal, editado por esse instituto e corrente de 1939 a 1957. Esse título veio substituir o periódico Archivos do Instituto de Biologia Vegetal, com os mesmos objetivos do título anterior, isto é, a publicação de trabalhos originais realizados por técnicos do instituto e por cientistas externos à instituição.
V1, N1
V1, N2
V2, N1
V2, N2
V3, N1
V04
V05
V08
V10
V11
V12
CD
Roteiro Orientado e Exposição no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
"Refletir e agir, hoje e sempre"
Um olhar colaborativo sobre o nosso planeta
IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - out/2007
Download
Guias de campo
Plantas dos afloramentos rochosos do norte capixaba
Herval Vieira Pinto Junior, Luísa Azevedo Oliveira, Luiza Fonseca Amorim de Paula, Cleber Covre, Luis Fernando Tavares de Menezes, Miriam Cristina Alvarez Pereira & Rafaela Campostrini Forzza
2017
Plantas úteis da Restinga da Massambaba
Viviane S. da Fonseca-Kruel, Wilson Luiz da Silva, Alexis Jose Ferreira, Dorothy Araujo
2016
Shrub species of patchy coastal vegetation
Viviane S. da Fonseca-Kruel, Cyl Farney C. de Sá, Antonio Carlos S. de Andrade, Dorothy Araujo
2015
Livros
Livro vermelho da flora do Brasil e outras publicações do CNCFlora
Acesse
Plano de Ação Nacional para Conservação do Espinhaço Meridional e outras publicações do CNCFlora
Acesse
Áreas prioritárias para conservação e uso sustentável da flora brasileira ameaçada de extinção e outras publicações do CNCFlora
Acesse

Flora Ameaçada do Cerrado Mineiro - Guia de Campo e outras publicações do CNCFlora
Acesse

Manual técnico para a restauração de áreas degradadas no estado do Rio de Janeiro
Download

Catálogo de plantas e fungos do Brasil - Volume 1
Download

Catálogo de plantas e fungos do Brasil - Volume 2
Download

Conhecendo Nosso Jardim - Roteiro Básico
Download

Jardim Botânico do Rio de Janeiro: 1808-2008
Download

Rio dos Macacos - paisagens e personagens de um rio
Download

Cronologia do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Download

Plantas úteis da restinga: o saber dos pescadores artesanais de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro
Download

Cataloque of species of plant rust fungi
Download

Serra de Macaé de Cima: Diversidade Florística e Conservação em Mata Atlântica
Download

Reserva Ecológica de Macaé de Cima: Aspectos Florísticos das Espécies Vasculares - Volume 1
Download

Reserva Ecológica de Macaé de Cima: Aspectos Florísticos das Espécies Vasculares - Volume 2
Download

Conhecendo nosso Jardim - Roteiro básico
Download

Expedições às Montanhas da Amazônia
Acesse

Bignoniaceae - A família do ipê
Download

Melastomataceae: a família das quaresmeiras
Download

Malvacea: a família dos hibiscos
Download

Convolvulaceae: a família das ipomeas
Download
Malpighiaceae: a família da acerola
Download

Álbum de Espécies de Myrtaceae do Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Download
Periódicos
Rodriguésia. Revista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro - Link
Índice cumulativo de artigos publicados na Rodriguésia 1935-2000 - Download
Índice cumulativo de artigos publicados na Rodriguésia 2001-2005 suplemento ao índice cumulativo 1935-2000 - Download
Índice cumulativo dos Arquivos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro - 1915-1996
Série Estudos e Contribuições - Link
Revista Brasileira de História da Ciência, Vol. 5, Suplemento 2012 - Download
Teses e Dissertações
A Escola Nacional de Botânica Tropical disponibiliza online os resumos de teses e dissertações defendidas por seus alunos de Mestrado e Doutorado acadêmicos. Clique nos links abaixo para acessar as listas dessas publicações.
Teses
Dissertações
Vídeos
Projeto Reflora: muito além do repatriamento - 2010-2016
O vídeo conta a história dos seis primeiros anos do Projeto Reflora, que visa o repatriamento de imagens de materiais da flora brasileira depositados em herbários no exterior, bem como a digitalização de acervos nacionais para disponibilização no sistema do Herbário Virtual Reflora - http://reflora.jbrj.gov.br
2017
Banco dos Abrolhos: maior complexo coralíneo do Atlântico Sul
Abrolhos Bank: the lagerst Coral Reef of South Atlantic Ocean
Produzido pela Rede Abrolhos, o vídeo sintetiza o trabalho da equipe da Rede Abrolhos, que desde 2001, descreve, caracteriza e monitora o Banco dos Abrolhos (área de 46.000 km2 da plataforma continental brasileira). O documentário mostra a complexidade dos recifes de Abrolhos, as principais ameaças a eles, como minimizar os impactos sobre Abrolhos e como priorizar as ações de conservação.
2016